| 
View
 

Certezas e Dúvidas

Page history last edited by Anonymous 15 years, 7 months ago

Certezas

Dúvidas

 

   Cada grupo a que pertencemos tem seus objetivos.                            

Grupos brigam? Brigam ou uma forma rica de discussão?

                                    

Em alguns casos a pressão é aplicada pelos membros do grupo; em outros casos, por um lider do grupo. 

 

Que grupos fizeram história? 

Grupo = conjunto de pessoas ou coisas para uma finalidade comum a todas. 

Que leitura cada integrante faz de seu papel no grupo? 

 Existem pessoas mais flexíveis, capazes de ceder e concordar com as sugestões de outras pessoas, estão cientes que um trabalho em grupo é resultado da participação de todos. 

 

Por outro lado há pessoas mais centradas ( egocentrismo ) que consideram suas idéias as mais coerentes e corretas e assim assumem a liderança. 

Um líder pode levantar ou derrubar um grupo.

 

Porque algumas pessoas se anulam por conta de outras num grupo? 

O que torna um grupo eficaz é o comprometimento de seus participantes. 

Trabalho voluntário pode gerar grupos mais produtivos?

A liderança é conquistada pela postura e atitude do líder e , também, dos outros membros do grupo.

Há pessoas que favorecem as ligações e atividades do grupo entre si e entre outros grupos, são chamadas de pontes. 

 

 

 

 

 

O que faz com que pessoas sigam um líder? Ou um ditador?

 

 

O sucesso ou fracasso de um grupo depende do " contexto histórico " . 

Em todo o grupo há disputa de poder?

Pessoas permanecem unidas por amizade, sintonia e afinidade de talentos, por objetivos, determinação e crenças semelhantes. 

Quais os papéis geralmente observados em um grupo?

 

 

Grupos podem ter curta ou longa duração. 

 

Iniciamos nossa participação em grupos desde o nascimento? De que forma?

 

• Panelas: agrupamentos relativamente permanentes, com investimento emocional por parte dos participantes.

• Estrelas: indivíduos com a maioria das ligações numa rede, os mais procurados pelos participantes do grupo.

• Pontes: pessoas que favorecem as ligações entre dois agrupamentos ou panelas, pois pertencem a ambos.

• Isolados: indivíduos que não se encontram conectados a uma rede social. 

 

Grupos podem marcar e transformar o contexto social em que vivem, influênciando várias gerações.

 

Pessoas se unem em grupo visando atingir um objetivo, unindo esforços para criar algo novo.

 

Nem todos os grupos deixam marcas na história 

 

 A relação cultivada entre os membros de um grupo pode facilitar ou não o seu registro na História

 

 

 

 

Comments (15)

Beatriz Magdalena said

at 2:00 pm on May 7, 2009

Bom parece que grupo é área de investigação selecionada, imensa como o rio Nilo!!! Para facilitar a chegada na questão principal, ( senão não vão chegar a um porto e vão navegar a vida toda) comecem a elencar tudo que vocês já sabe sobre grupo ( certezas) e comecem a elencar as dúvidas. A comparação entre os dois quadros, poderá ajudar a focar a questão. Li a úlima conferência e vocês reajustaram o caminho de tal forma que, ao ler as dúvidas, acima percebo que elas tb precisam ser reajustadas. Sabem que gostei da investigação sobre lideres, potencial de líderes e valores? Líder negativo? Líder positivo? O ue faz um participante de um grupo fazer algo qu seus princípios não aceitam? O que significa essa submissão? legal!!!
Tudo om vocês!! Quanto a data minhas queridas, o dia 13 é para a questão, certeza e dúvidas. É ter o arcabouço da investigação bem plantado.
Abrações
Bea

nanersp@... said

at 7:29 pm on May 8, 2009

Olá Grupo das Abelhudas Aposentadas!
Lendo o comentário da profª Bea que gostou da investigação sobre os lideres, lembrei de um lider que acredito ser negativo devido suas atitudes. Reverendo Jim Jones, onde a maioria dos seus seguidores tomou água envenenada com cianeto.
Iliana.

Beatriz Magdalena said

at 4:25 pm on May 11, 2009

Lider ou grupo? Grupos com seus líderes? Grupos com papéis???? Está faltando sentar a cabeça, decidir o caminho e começar a colocar os paralelepípedos!!
Um abração
Bea

chainemello@... said

at 7:51 pm on May 12, 2009

Gurias, penso que se escolhessemos a temática "líder", consegueríamos manter melhor o nosso foco. É inegável que ao tratarmos com grupos estaremos falando de seus respectivos líderes, ao focarmos em líderes restringimos a área de estudo.
Um abraço,
Chaine.

nanersp@... said

at 9:50 pm on May 12, 2009

Concordo, Chaine, não dá para se falar em grupo sem ter a idéia de um lider. Seja ele qual for bom ou mau. O que vai depender é o tipo de grupo.
Bjs,
Iliana.

Anonymous said

at 11:15 pm on May 13, 2009

Oi, gurias! pois é...acho que estamos com uma certa...digamos...fixação em liderança ounas funções de um líder. Entretanto, talvez possamos pensar não só no papel de um líder mas também em todos os papéis de um grupo: aquele que sempre é otimista, o prestativo, o saliente, aquele que precisa de apoio, o que tenta e não consegue, o que dá pra trás, aquele que sempre pensa positivo...Um grupo não se faz apenas com um líder , acredito. Então, aprofundarmos no funcionamentoi e sistemática de um, penso ser necessário.
A iliana e eu conversamos um pouco sobre líderes que fizeram história. (negativa e positivamente) Acho que se formos colocando outras dúvidas e certezas sobre outras questões relacionadas vamos conseguir encontrar mais alguma coisa...

Luciene said

at 11:32 pm on May 16, 2009

Meninas!
Faço minhas as palavras da Bia:num grupo temos vários papéis ou funções.Nosso foco é que grupos deixaram sua marca na história.Precisamos centrar nossas forças neste foco e a partir dele conforme conversamos com a Bea,destacarmos o que consideramos realmente importante e descartar o que for necessário,senão vamos abrindo cada vez mais o leque,sem chegarmos a lugar algum.Algumas anotações que fiz durante nossa conferência no skype,com a Bea:GRUPOS-HISTÓRIA-PONTOS EM COMUM-RELAÇÕES-PAPÉIS-PRODUTIVIDADE-BRIGAS DE PODER.E algo que ela enfatizou muito:CONVERGÊNCIA.Lembram de tudo isso?Beijos,Lú

Beatriz Magdalena said

at 11:34 am on May 18, 2009

Gurias, concordo plenamente com a Lu: vocês estão em pleno processo de viagem!!! Estão de novo fugindo do foco!! Aliás, vocês têm um foco mas ainda não o aceitaram. Vocês querem saber como funciona líder e como os participantes interagem no grupo desse líder para torná-lo produtivo ou não. Vocês destacam Napoleão: ele foi um soldado, general e finalmente imperador. Sem dúvida foi um líder que marcou a história. Claro que ele tinha um grupo e um exército atrás dele. Por que será que ele convenceu seu grupo e o exército, depois uma grande massa a segui-lo? Eu acho que vocês estão muito mais centrados no papel de líder . Claro que não há líder sem seguidores mas ele parece ser o foco de vocês. Examinem as dúvidas que vocês apontam.Eu quase diria que poderiam trocar a palavra grupos por líderes na principal e teriam mais coerência. A Iliana até mencionou o Tim Jones. lider de uma seita que levou todo o grupo dele à morte. Ai vocês pegam exatamente a questão da história daquele tempo. Por exemplo, ontem eu estava lendo como Hitler convenceu o povo alemão a ir para a 2ª guerra: ele prometia resolver as questões finaceiras do país que recém tinha saido de uma guerra como derrotado e estava a beira do caos econômico. Depois, como líder, ele enveredou por um caminho que o povo não esperava.
Acho que agora é uma questão de ajustes.
UFA!!! O filho parece que está apontando a cabeça!!
Um abração
Bea

Beatriz Magdalena said

at 7:29 pm on May 25, 2009

Uma certeza eu tenho: o grupo é divergente à beça!!! Oi Gurias, vamos ver tudo de novo porque acho que vocês desfocaram. Peguei a questão principal e coloquei do meu lado enqto eu ia lendo as certezas e dúvidas. Ai percebi que a questão principal não é a que colocaram. As preocupações de vocês estão focadas em 2 conceitos: grupo e líder. Nada a ver com história ou grupo através dos tempos. Vocês querem mesmo discutir o funcionamento de um grupo.
Ao ler as certezas vi que há coerência entre elas, embora muitas delas provavelmente vão modificar. Mas é para isso que construimos nosso conhecimento. Vocês falam em bom e mau líder, em lider diferentes de ditador, de autoridade e autoritarismo, de postura do líder .... Falam tb que o grupo funciona com o comprometimento dos participantes. Ok.
Então aqui tem um elenco de dúvidas que se relacionam. O que é um líder? Quais as características de um lider? Como se caracteriza um líder bom e um líder mau. Será que existe essa diferença? Um grupo precisa ter líder? Quais os diferentes papéis em um grupo? Ai vocês vão entrar na questão dos que se anulam e nos que dominam.
Vamos então entrar nas dúvidas de vocês.
1- Aqui vocês querem distinguir a idéia de brigar e discutir. Se todos estão agrupados por objetivos comuns mas podem ter posições diversas, brigam, discutem, debatem?
continua

Beatriz Magdalena said

at 7:29 pm on May 25, 2009

2 e 3- fora do contexto de vocês. Estão ali só para fazer um elo com a principal. Vão só trazer confusão porque o foco é outro. Pode até aparecer mais tarde como exemplos de grupos que deram certo ou não. Mas não sustentam a principal logo, temos que mudar a principal. A certeza 4 é totalmente personalizada o que não parece legal. Estamos falando de grupos e não do grupo de vocês. Se estiverem falando de qualquer grupo, como vão saber que leitura cada integrante faz de si mesmo? Certezas 5, 6 e 7 excelentes. Certezas 8 e 9 é a mesma vista dos dois pontos de vista. De qualquer maneira o foco dela é a diversidade ou não. A 10 é a idéia de termos 2 ou mais líderes no grupo ao mesmo tempo. Não se trata de compartilhar liderança e sim disputar liderança? Vocês é que sabem. A 11, 12 e 13 são muito interessantes, principalmente a que trata da questão do poder. A 14 é fundamental, porque é dela que vocês farão o nascimento do líder.
A última é interessante mas fora do foco de vocês. Acho que pode ser deixada para uma outra ocasião.
Agora só falta retomar a principal. Se não conseguirem agora deixem para depois. Nem sempre se consegue no começo do trabalho. Isso é que é fantástico em Projetos investigativos!! A ciência nos permite licenças assim.
Vou agora para os mapas.
Um abração
Bea

Beatriz Magdalena said

at 12:44 pm on May 31, 2009

E?????Estou super preocupada com vocês!! Falamos no começo da semana, concluimos algumas idéias e de novo pensei que agora iam!! O que está havendo? Acho que precisam se entender e tocar o barco para FRENTE!!! Na terça passo aqui e espero uma definição e evidências de trabalho. Vocês estão morrendo na praia!! Isso não pode acontecer.
Um abração
Bea

Anonymous said

at 1:29 pm on May 31, 2009

Oi, Bea! Estaremos nos encontrando hoje, domingo, e vamos nos agilizar, com certeza. Abraços.

Beatriz Magdalena said

at 1:27 pm on Jun 3, 2009

Gurias amadas, não resisti e limpei a pg. Estava difícil para mim. Vamos então às minhas considerações.
Líderes são egocêntricos? Toda pessoa centrada é egocêntrica? Talvez a certeza tenha que explicitar que egocêntrica seria aquela pessoa que é focada em si mesma...Quando vocês falam que o sucesso ou fracasso do grupo depende do contexto histórico ... do grupo? Do contexto geral? Da históriada Humanidade?
Ter panela é bom ou não? Panela aceita novos integrantes? Os isolados participam dos grupos ou mesmo, quando em grupo se isola? Ele trabalha? Grupos podem marcar... influenciando ( tira o acento) . Essa certeza não é igual a penúltima?
Ok. gostei do conjunto de certezas. Vamos ver se elas estão contempladas no mapa grupal. São os conceitos que aparecem aqui que precisam estar no mapa com as mesmas relações. ( continua)

Beatriz Magdalena said

at 1:27 pm on Jun 3, 2009

Dúvidas?
Algumas coisas ainda confusas: O que é fazer história? Essa certeza precisa aparecer uma vez que a pergunta tem implícito isso. O mesmo acontece quanto ao trabalho voluntário. É um conceito que aparece aqui deixando implícito que vocês sabem o que é e querem saber se ele é mais produtivo em um grupo. O mesmo para líderes e ditadores. Quem sabe perguntem qual a diferença entre líderes e ditadores? Se já sabem essa diferença, ela precisa aparecer nas certezas.
A dúvida 3 é relativo a que grupo? Ao de vocês? Se for de outros como vocês pretendem saber? Talvez substituir por uma questão qto aos papéis no grupo tipo " Existem papéis diferenciados em um grupos? Se existir, quais seriam eles? Opa!! Abaixo já existe: excelente!!
Acho que agora o corpo parece mais equilibrado. Cuidado!!! Nunca deixem de focar que vocês querem estudar grupos para identificar os fatores que possibilitam ou não que os grupos marquem sua trajetória na história.

Todo o cuidado é pouco para não fugirem do foco. Ok?? Valeu o esforço de convergência. Esse esforço não é fácil, principalmente para os criativos e curiosos. Uma dos papéis da escola é trabalhar a curiosidade da criança ( não matar!!) para que ela sistematize o conhecimento que ela vai construindo, em cadeias longas e em rede de pensamento !!!
Um abração. Vou para o mapa.
Bea

Anonymous said

at 8:02 pm on Jun 5, 2009

Oi, Bea! Quanto à diferença entre líder e ditador, tenho a impressão de já ter colocado algo, nesta página. O líder utiliza de autoridade e o ditador, de autoritarismo. Autoridade e autoritarismo são diferentes. Poderíamos responder a partir destas certezas que haviam sido colocadas. O que achas?

You don't have permission to comment on this page.